Deixar de Fumar • Cessação Tabágica

Comece hoje a melhorar a sua qualidade de vida, deixando de fumar com a ajuda dos nossos médicos especializados.

Contacto Direto 24 Horas
Agendar Consulta na Clínica
Geriatria

Porquê deixar de fumar?

O tabagismo é um dos mais importantes problemas de saúde pública característico apenas da espécie humana. Apesar dos 40 anos passados desde o primeiro documento governamental – Surgeon General Report – sobre os prejuízos do fumo à saúde, o mesmo persiste como uma das principais causas preveníveis de morte no mundo. A Organização Mundial de Saúde afirma que o tabagismo deve ser considerado uma pandemia, já que, atualmente, morrem, no mundo, cinco milhões de pessoas, por ano, em consequência das doenças provocadas pelo tabaco, o que corresponde sensivelmente a seis mortes a cada segundo. Do total de mortes ocorridas, quatro milhões são no sexo masculino e um milhão no sexo feminino. No ano de 2025, ocorrerão 10 milhões de mortes decorrentes do uso do tabaco, se não existir nenhuma mudança nas prevalências atuais de tabagismo.

O que acontece ao seu corpo quando deixa de fumar?

Os nossos médicos especialistas em cessação tabágica irão a diminuir os sintomas de abstenção, tornando o processo mais fácil…

Atendimento 24 Horas
Agendar Consulta na Clínica

Para quem é a consulta de cessação tabágica?

A nossa consulta de cessação tabágica (deixar de fumar) é direcionada para todos os utentes, de qualquer idade, a deixar de fumar.

Qual o “método” utilizado?

A terapia de substituição da nicotina, um dos diferentes métodos farmacológicos utilizados por quem quer deixar de fumar, tem sido o método farmacológico mais promissor estudado até o momento. A lógica por detrás de reposição de nicotina tem sido a de prevenir ou aliviar os sintomas de abstinência de nicotina ao parar o comportamento de fumar, substituindo-a por outra de comportamento. A nicotina farmacológica é comercializada em várias formas, incluindo gomas de nicotina, pastilhas de nicotina e nicotina transdérmica, na forma de adesivos de nicotina. A terapia mais utilizada é o adesivo de nicotina, que apresenta diferentes dosagens.

É fundamental que o médico identifique todos os fumadores na sua prática clínica e interaja com eles a respeito dos seus hábitos tabágicos em cada visita. Transformar o tabagismo num novo sinal vital irá fornecer a devida sustentabilidade para que a epidemia do tabaco possa ser universalmente confrontada.

Quando devo procurar um médico especialista em parar de fumar?

Se é fumador, recomendamos que procura ajuda médica o mais rapidamente possível, de forma a melhorar a sua qualidade de vida.

Fazem consultas para deixar de fumar ao domicílio?

Cientes das eventuais dificuldades de mobilidade do utente, realizamos consultas médicas de cessação tabágica em casa do utente. Temos, para marcação, uma linha de atendimento permanente disponível 24 horas por dia (+351 933 291 660). No entanto, recomendamos que os utentes com mobilidade façam as suas sessões nas nossas instalações, para maior eficiência do tratamento.

O que dizem os nossos utentes?

A única pessoa que me ajudou a deixar foi o Dr. João Pinto. O conselho que eu posso dar a quem quiser deixar de fumar é que não o façam sem acompanhamento médico.

Nuno Guedes

Índice de Satisfação

Deixar de Fumar • Cessação Tabágica
4.9 / 5 - 16 opiniões

Posso ajudar?

Uma palavra do nosso diretor clínico…

“A ajuda especializada é, na minha opinião, fundamental para parar de fumar. As rotinas de acompanhamento são fundamentais para reduzir os sintomas de abstinência e prevenir recaídas…”

Dr. João Pinto – Diretor Clínico Geridoc