O que é uma Avaliação Geriátrica Global?

O processo de envelhecimento é um processo de mudança. Não existe, até então, forma de evitar um (mais ou menos intenso) défice físico, mental e funcional. Na expectativa de responder às necessidades primárias do idoso de uma forma mais eficiente, pode ser realizada uma avaliação geriátrica global, com uma equipa multidisciplinar, com o objetivo final de promover a qualidade de vida no utente.

Antes de ler este artigo recomendamos a leitura de: O que é a Geriatria?

A intensidade do défice mencionado pode ser avaliado, de forma a perceber-se de que forma o idoso poderá ser condicionado nas suas atividades de vida diárias, na sua vida social e na sua vida individual. Essa avaliação é feita através de escalas reconhecidas cientificamente, pré-determinadas pela equipa avaliadora.

O que é a Avaliação Geriátrica Global?

A Avaliação Geriátrica Global é instrumento de diagnóstico multidimensional e multidisciplinar realizado para recolher informações médicas, psicossociais e funcionais do utente idoso. A informação recolhida é utilizada pelos profissionais de saúde para desenvolver um plano de tratamento orientado para o longo prazo. Esta informação recolhida é também importante para direcionar o utente para serviços de reabilitação e/ou internamento.

Objetivo da Avaliação Geriátrica Global

Como está destacado na nossa página de consulta de geriatria, podemos definir o objetivo da Avaliação Geriátrica Global (ou AGG para facilitar):

O objetivo da AVALIAÇÃO GERIÁTRICA GLOBAL (AGG) é conhecer com maior precisão o estado do utente e os seus problemas, possibilitando uma resposta mais completa e adequada dos profissionais e, consequentemente, uma melhoria na qualidade de vida para o mesmo.

A quem se destina a AGG

Esta avaliação é, segundo a Sociedade Portuguesa de Medicina Interna, destinada a idosos com mais de 75 anos ou idosos com mais de 65 anos em situações de risco*, no entanto a instituição refere que “os cuidados de saúde ao idoso devem assentar em critérios biológicos, mais do que em critérios cronológicos”. Quer isto dizer que a idade do utente é menos relevante do que o seu estado de saúde no que diz respeito à necessidade de realização de uma avaliação.

*Definam-se situações de risco, situações em que o utente se encontre em situação de luto, doenças graves, institucionalizado ou com grandes alterações na sua qualidade/modo de vida.

Qual a diferença de uma AGG e qualquer outra avaliação?

As principais diferenças são três, tratando-se de uma população idosa:

  • Foca na complexidade das patologias do utente idoso
  • Enfatiza a autonomia do utente, qualidade de vida e estado funcional (capacidade de realizar atividades de vida diárias)
  • Tira partido de um grupo de profissionais multidisciplinar e de um conjunto de exames complementares específicos para melhores resultados

Um outro exame físico não foca tanto, por exemplo, na autonomia do utente, na incontinência, no estado intelectual, na imobilização do utente, entre outros aspetos mais relevantes nesta avaliação. Não quer isto dizer que a AGG é a única avaliação a ser realizada pelo utente idoso, mas sim que é especialmente focada neste e na prevenção da doença no idoso.

Mais Informações

Marque a sua Avaliação Geriátrica Global

É realizada por uma equipa especializada e focada no bem estar do utente
Mais Informações

Qual a periodicidade recomendada?

Dependendo das necessidades do utente, após a avaliação geriátrica inicial, esta avaliação pode ser realizada anual ou bi-anualmente, para que o médico e a sua equipa possam analisar a evolução do estado de saúde do utente.

A Avaliação Geriátrica Global é realizada no domicílio?

Embora seja recomendada que a avaliação inicial seja realizada em consultório próprio pela equipa, é recomendado que exista um membro da equipa que visite o utente no seu domicílio para avaliar condições psicossociais e funcionais que possam limitar a sua qualidade de vida. As visitas ao domicílio são também importantes para sessões de educação dos utentes e dos próprios cuidadores para a saúde e para a prevenção (prevenção de quedas, entre outros).

No entanto, esta avaliação pode ser realizada no domicílio desde que o médico disponha de todas as ferramentas necessárias para a sua realização.

O que é avaliado numa AGG?

As escalas e instrumentos utilizados focam, essencialmente, em aspetos:

  • Clínicos – realização de exames físicos clínicos e exames complementares de diagnóstico (como um ECG ou MAPA)
  • Físicos – avaliação da capacidade física do utente, estado nutritivo, marcha e equilíbrio
  • Mentais – estado cognitivo e afetivo
  • Funcionais – a autonomia e independência do idoso
  • Sociais – estrutura familiar, recursos financeiros e económicos, redes sociais do utente, entre outros

Estes aspetos são avaliados utilizando ferramentas próprias pré-determinados pelo equipa clínica, mas que visam a uniformização e comparabilidade dos resultados entre utentes.

Quanto tempo demora uma AGG?

Falando na experiência Geridoc, não existe um tempo pré-determinado para a consulta. É uma consulta que pode durar entre 45 a 90 minutos em média, conforme o estado de colaboração do utente e o seu historial clínico.

O que resulta de uma AGG?

Após realizada uma avaliação geriátrica global, a equipa reúne-se e sintetiza os problemas encontrados, priorizando os problemas. O utente, em conjunto com o seu cuidador, é depois informado das possibilidades de intervenção que podem divergir em avaliações especializadas para os principais problemas detetados, na prevenção e educação do utente para hábitos de saúde que promovam o seu bem estar ou até mesmo no internamento do mesmo.

By |2017-06-09T11:08:33+00:00Maio 26th, 2017|Blog|1 Comment

One Comment

  1. Maria Dulcinea Rocha Fevereiro 7, 2018 at 3:35 pm - Reply

    Numa situação de emergência utilizei os serviços da geridoc num pedido de consulta ao domicilio e fui atendida com rapidez.
    Realço ainda que fui consultada pela Dr.ª Margarida Baldaque da qual reconheço grande simpatia e bom profissionalismo assim como considero ter sido bem analizada e medicada.. Grata pelo serviço e recomendo estes serviços assim como a medica que. me atendeu.

Leave A Comment